Pesquisando a competição para melhorar sua prática médica

 

Se você está praticando medicina em sua cidade por uma década ou 10 dias, é vital saber sobre a sua concorrência.

Outros médicos e prestadores de serviços que estão fazendo o que você faz, estão tratando seus pacientes potenciais. Aqui estão algumas táticas on-line e off-line do que você pode usar para reunir informações sobre as práticas de concorrentes e obter diferencial na sua prática.

Faça isso sozinho ou crie uma lista de verificação para um membro da equipe que você possa delegar essa tarefa.

  1. Faça uma busca simples no Google

Comece pesquisando o nome da clínica concorrente ou médico.

Quantos dos principais resultados da pesquisa são de propriedade ou controlados por essa prática? É preenchido com sites de lixo ou de revisão de spam ou informações de qualidade para paciente educado?

Finja que você é um paciente tentando usar o Google para encontrar um médico local que trata de sua doença. Por exemplo, digite:

enxaqueca médico São Paulo, SP

Uma vez que este é o tipo de consulta de pesquisa que um paciente real usaria, os resultados mostram o que clínicas na área têm trabalhado duro para fazer promoção online.

Se a sua concorrência não está aparecendo nos resultados da pesquisa, o campo está aberto para você. Comece a criar, otimizar e ampliar sua presença online.

  1. Configure alertas do Google

Alertas do Google permitem que você diga o Google para pesquisar diariamente por um nome específico ou conjunto de termos, em seguida, entregar resultados relevantes a cada dia por e-mail.

Crie um alerta com base em nome da clínica do seu concorrente ou o nome do médico.

Qualquer momento que o nome do concorrente surgir no Google, você vai saber sobre isso imediatamente.

Esta é uma técnica poderosa que pode até mesmo abrir os olhos para novas ideias de marketing ou meios de comunicação que você não teria pensado de outra forma.

Por exemplo, eu usei esta técnica e descobri um novo programa de rádio local aonde uma outra clínica estava fazendo publicidade. Eu nem sequer sabia que o show existia até aquele momento.

  1. Comprar seus concorrentes misteriosamente

Este é mais difícil em uma época de identificador de chamadas. Ligue para a clínica concorrente e tenha uma idéia de como eles lidam com novos telefonemas de pacientes. Você pode aprender muito em apenas alguns minutos.

A equipe dele é amigável e útil?

Será que eles têm tempos de espera longos?

Eles estão usando mensagens de marketing, enquanto você está em espera ou música de elevador apenas irritante?

Outras informações podem ser obtidas online. Registe-se para a sua newsletter em seu site ou preencha um formulário de contato, pedindo mais informações.

  1. Comece a recolher a publicidade feita pela concorrência

Práticas médicas gastam centenas de milhares de reais ao longo dos anos divulgando seu nome “lá fora”. Você pode encontrar anúncios em jornais locais, revistas locais, e em outdoors.

Tente cortar, fotografia, ou de outra forma salvar esses pedaços de material de marketing.

Com o tempo, você vai ver os padrões de desenhos de anúncios e mensagens de marketing.

Eles são consistentes? Eles são repetidos ano após ano?

Se assim for, provavelmente eles estão trazendo novos pacientes e isso significa que o mercado local está respondendo a eles. Você vai querer considerar a adição de sua própria adaptação  sobre essa mensagem quando criar uma nova campanha publicitária.

Finalmente, em toda esta análise, o que está por trás da mensagem que os torna únicos?

Tente descobrir o que eles estão tendo como objetivo. Existe um grupo de pacientes que estão deixando de fora? Se assim for, você poderia entrar neste espaço e fazer publicidade a esse grupo de pacientes que foi deixado de lado.

Se não há nada de especial sobre sua mensagem, uma maneira de vencer a sua concorrência é criar uma mensagem de marketing que é exclusivo para o seu negócio; criar uma categoria em que só você é a única força dominante.

Esta inteligência de marketing é uma parte fundamental de obter direção firme sobre que rumo a tomar quando promover a sua prática. Não comece a gastar muito dinheiro em anúncios e promoções sem alguma diligência.

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